Ensino Fundamental

 

 

O Sistema de Ensino Objetivo empenha-se no desenvolvimento do senso crítico e do espírito questionador de seus alunos como fundamentos de uma atitude independente e responsável. Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa e perseverança são fatores determinantes na realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância a desenvolver essas qualidades é prepara-los para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Para tanto, o método adequado é o de aprender fazendo, com ênfase na associação de conhecimento e prática. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor; os recursos tecnológicos e educacionais oferecem a base desse projeto.

O Sistema de Ensino Objetivo desenvolveu método e material didático próprios, cuja eficiência tem sido comprovada em 50 anos de experiência. Os Cadernos de Atividades são elaborados por profissionais especializados nas diferentes áreas do conhecimento. No planejamento e na execução de cada atividade são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram.

Laboratório Mente Inovadora

Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais, por meio de jogos de raciocínio, foram iniciados pelo “Grupo Mind Lab”, em Israel, no ano de 1994. Durante a primeira década, mais de 35 países se beneficiaram com essa metodologia: Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Espanha, Itália, Hungria, Turquia, Hong Kong, China, Japão entre outros.

A Metodologia do Projeto MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em sala de aula com o objetivo de organizar experiências concretas e intensas, que servem de base para a construção de recursos internos que serão utilizados não só para jogar melhor, mas também em outras disciplinas, em outros contextos e em outras esferas da experiência humana. Os jogos contribuem também para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento.

Uma aula para aprender a pensar e desenvolver habilidades que melhoram o desempenho escolar e preparam para enfrentar os desafios da vida.

Laboratório de Matemática

As aulas práticas ajudam no desenvolvimento de conceitos, permitem que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos; servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado teoricamente, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema; proporcionam espaços para que o aluno seja atuante, construindo seu conhecimento através de discussões sobre o tema abordado; servem também para o aluno aprender a interagir com as suas próprias dúvidas e com as opiniões dos outros alunos, respeitando os diferentes modos de pensar.

As aulas práticas são motivadoras e instigantes.

Aula de Laboratório de Matemática

Laboratório de Redação

É uma atividade permanente, oferecida ao longo dos vários cursos, permitindo um acompanhamento personalizado da evolução de cada aluno. A partir de textos, filmes, explanações e de um debate orientado pelo professor, cria-se uma dinâmica de grupo e o aluno é estimulado a produzir o seu trabalho, sempre assistido pelo mestre.

A correção criteriosa detecta os erros e orienta o estudante. O Laboratório de Redação é, além disso, um espaço privilegiado para a discussão dos grandes temas da atualidade, enriquecendo as informações e a capacidade de argumentar, requisitos fundamentais nas dissertações – modalidade de redação exigida na esmagadora maioria dos exames.

Curso Básico de Leitura

Antes mesmo de explicarmos a função da disciplina em questão, que em 2015 completa seu terceiro ano de existência na grade complementar de Língua Portuguesa, chamo a atenção para a dupla interpretação que o adjetivo “Básico” causa: 1) pode-se interpretar que esse adjetivo remete à ideia de algo simples ou superficial. Contudo, é necessário levar os alunos à reflexão tanto do conteúdo quanto da forma em que determinado texto foi constituído, trazer à tona os aspectos que encontram-se nas entrelinhas do texto. 2) Podemos, também, ter a ideia de algo que é essencial, para que possamos, mais adiante, elevar o nível de análise, torna-la mais complexa.

A disciplina é oferecida às turmas de 6º a 9º anos uma vez por semana, fazendo com que eles reflitam sobre os mais diversos gêneros: a narração, a poesia, o filme, a propaganda, o texto dissertativo-argumentativo, etc. Em suma, procura-se trabalhar com uma gama de formas de linguagens e de como sua mensagem propaga-se aos leitores.

Aqui, a troca de informações é muito importante, uma vez que ao mesmo tempo em que o conteúdo é transmitido aos estudantes, ele também é recebido pelo professor, para que as experiências de mundo confluam-se em um descontraído incentivo à leitura e à interpretação de textos.

Atividades Extras

O Colégio Objetivo oferece várias atividades extras para seus alunos. Todas as atividades são orientadas por profissionais capacitados, que desenvolvem em seus alunos  a prática e a importância ao cumprimento de regras e ao respeito com a equipe.

Xadrez, Violão e TACO (Teatro Amador do Colégio Objetivo)

As atividades escolhidas pela família para seu(sua) filho(a) são elementos importantes na formação do aluno e devem ser encaradas com muita responsabilidade e comprometimento.

A assiduidade e a dedicação do(a) aluno(a) são fundamentais.

Em algumas atividades poderão ocorrer, durante o ano, apresentações em grupo ou individuais e participações em eventos e campeonatos realizados no próprio Colégio ou fora dele.