A Educação Infantil e o Ensino Fundamental I oferecem às crianças um conjunto de oportunidades, meios e materiais para o crescimento saudável. Trabalhamos para que as crianças sintam-se autoconfiantes e seguras no ambiente escolar e em seus relacionamentos. Oferecemos a elas condições para que vivam a sua infância de maneira ativa e questionadora, estimulando a sua curiosidade. E é no contato com outras crianças que elas vão aos poucos incorporando valores, conhecendo seus limites e aprendendo a respeitar sentimentos, ideias, atitudes e direitos alheios.
Nossa Educação Infantil visa ao desenvolvimento integral do aluno, levando em consideração os saberes que ele traz consigo e sua capacidade de aprender em interação com o ambiente social e físico, nos quais dão-se a construção do conhecimento, o desenvolvimento emocional, a socialização e a assimilação de valores éticos e estéticos.
Nosso compromisso é oferecer aos nossos alunos um ambiente agradável, estimulante, desafiador e seguro, por meio de um projeto educacional alinhado aos novos tempos.
Mini-cidade Juniorlândia
Com a proposta de oferecer aos alunos o exercício da cidadania, além de trazer leis próprias que prezam pelo amor, pela paz, o respeito aos colegas, a natureza e a valorização da criança como ser humano atuante, o Objetivo Júnior fundou em 29 de agosto de 1996 uma mini-cidade, denominada Juniorlândia – nome alusivo a sua população, constituída exclusivamente pelos alunos do Colégio Objetivo Júnior de Araraquara.
Após um processo eleitoral, estudantes elegeram, na época, o aluno Hugo de Campos Barros como primeiro prefeito e fundador da mini-cidade – cerimônia marcante e que contou com a presença do então prefeito do município de Araraquara: Eng. Roberto Massafera.
Educação Integral
Diante da dificuldade de alguns pais que trabalham o dia todo, e, consequentemente, sentiam falta de um lugar onde os filhos pudessem permanecer, o Objetivo Júnior passou a oferecer em 2012 um novo conceito de escola integral, voltada às crianças da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental matriculadas no período da tarde.
Dentro de um período de quatro horas (das 8h às 12h), são oferecidas uma série de atividades, proporcionando a aprendizagem e a diversão, além de favorecer o crescimento integral da criança, respeitando o desenvolvimento, as necessidades de lazer e o descanso de cada uma.
Laboratório Mente Inovadora
Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais, por meio de jogos de raciocínio, foram iniciados pelo “Grupo Mind Lab”, em Israel, no ano de 1994. Durante a primeira década, mais de 35 países se beneficiaram com essa metodologia: Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Espanha, Itália, Hungria, Turquia, Hong Kong, China, Japão entre outros.
A Metodologia do Projeto MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em sala de aula com o objetivo de organizar experiências concretas e intensas, que servem de base para a construção de recursos internos que serão utilizados não só para jogar melhor, mas também em outras disciplinas, em outros contextos e em outras esferas da experiência humana. Os jogos contribuem também para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. É uma aula para aprender a pensar e desenvolver habilidades que melhoram o desempenho escolar e preparam para enfrentar os desafios da vida.
Atividades Extras
O Colégio Objetivo Júnior oferece várias atividades extras a seus alunos. Todas as atividades são orientadas por profissionais capacitados, que desenvolvem em seus alunos a prática e a importância ao cumprimento de regras e ao respeito com a equipe.
Teatro, futsal, violão, ballet e xadrez
As atividades escolhidas pela família para seu(sua) filho(a) são elementos importantes na formação do aluno e devem ser encaradas com muita responsabilidade e comprometimento.
A assiduidade e a dedicação do(a) aluno(a) são fundamentais.
Em algumas atividades poderão ocorrer, durante o ano, apresentações em grupo ou individuais e participações em eventos e campeonatos realizados no próprio Colégio ou fora dele.
TICO – Teatro Iniciante do Colégio Objetivo
O enfoque aqui adotado não é o da preocupação com crianças que têm problemas de aprendizagem, mas com o comportamento social e moral do jovem psicologicamente normal, não apenas apto, mas também desejoso de um aprendizado de valores, de aspectos psicológicos do comportamento, de opções vocacionais, de boas-maneiras e etiqueta para bem relacionar-se com pessoas, etc. O Teatro será um recurso opcional importante para a formação comportamental, que é uma atividade pedagógica proposta pelo colégio.