Trabalho conquista segunda colocação dentre os 30 escolhidos em Araraquara pela Secretaria Municipal de Educação
Com um texto convidativo para que os jovens não apenas tenham a consciência de sua importância na sociedade, mas também assumam o compromisso de buscar em pequenas ações a transformação do país, a redação da aluna Laura Mendonça da Costa, do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Objetivo, foi a segunda colocada das 30 selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação para o projeto “EPTV na Escola”.
Estudantes do último ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, estadual, particular, do SESI e EJA (Educação de Jovens e Adultos), deveriam colocar no papel uma reflexão sobre o tema “O Brasil que eu vou ajudar a construir”.
Além de uma visita à sede da EPTV em São Carlos, os estudantes selecionados puderam fazer uma visita à Faber Castell, e um passeio ao Shopping Iguatemi e ao SESC.
Leia abaixo o texto da redação.
Araraquarara, 15 de junho de 2016.
Prezados jovens leitores,
Atualmente o Brasil passa por graves crises econômicas e sociais frutos de um passado marcado por anos de instabilidade política. O país é conhecido por se desenvolver lentamente ao compararmos com as atuais potências mundiais. Nós, jovens, somos o futuro deste país. Somos nós quem ocuparemos os futuros cargos políticos e tomaremos as decisões que poderão, ou não, fazer o Brasil crescer.
Para a ocorrência de tal ato, é necessário começar desde já a mudar nossa maneira de enxergar o que está acontecendo. Devemos nos questionar mais e procurar as respostas para as nossas perguntas, procurar entender exatamente o que acontece com o Brasil, nosso país, nossa casa.
Pequenas ações podem fazer grande diferença quando forem unidas e tiverem um objetivo em comum: a construção de um Brasil sem problemas raciais, homofóbicos e machistas. Um país sem desigualdades econômicas, onde as pessoas são honestas; um Brasil onde a natureza é privilegiada. É esse o lugar que eu quero viver e que vou ajudar a construir.
Portanto, devemos nos unir e tentar espalhar nossa visão de mundo o máximo que pudermos. A visão de que devemos lutar pelos nossos direitos, pela beleza natural de nosso país e, principalmente, pela honestidade e humildade nas pessoas, começando por nós mesmos.
Olhem ao seu redor e pensem no que podem mudar hoje, para construir um Brasil melhor!
Atenciosamente, Laura.