Produtos arrecadados anualmente pelos estudantes são entregues às entidades assistenciais de Araraquara
Além das provas surpresas, Caça ao Tesouro e clipes musicais, alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Objetivo também colocaram a mão na massa para a realização das arrecadações voltadas às entidades filantrópicas de Araraquara – prova que faz parte da tradicional Gincana e Ginca Júnior que marca o encerramento do primeiro semestre da instituição de ensino.
Após três semanas de ação, que movimentou aproximadamente 300 estudantes, foi possível não apenas atingir algumas metas, mas também superar algumas marcas das arrecadações feitas no ano passado.
Ao todo foram arrecadados 1384 pacotes de macarrão (500 gramas), 517 unidades de molho de tomate (340 gramas), 3187 sabonetes, 560 tubos de creme dental, 1262 frascos de detergente e 421 litros de água sanitária – produtos que serão distribuídos às entidades assistenciais como Casa Betânia, Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA), Associação de Atendimento Educacional Especializado (AAEE), Agência Adventista de Recursos Assistênciais (ADRA), Lar e Internato Otoniel de Camargo, Comunidade Shalom, Casa da Criança Cristo Rei e Asilo São Francisco. Veja galeria de fotos
Segundo Alessandra Ferrari Barbieri, diretora pedagógica do Colégio Objetivo, a escola tem sempre buscado incentivar os alunos para a questão da solidariedade, seja em sala de aula ou fora dela, assim como essa desenvolvida durante as semanas que antecedem sua tradicional Festa Junina – evento que também traz um cunho beneficente. “Fazemos essa campanha de forma que os alunos se conscientizem que é ajudando o outro que melhoraremos esse país, além de haver um crescimento pessoal e, principalmente, de convivência com o outro”, destacou.
Integrante da equipe do 8° ano do Ensino Fundamental, Giovana Alonso ressaltou que além da participação das pessoas, é importante que elas entendam o que realmente está acontecendo. “Não é simplesmente um jogo que se baseia em pontuação, mas que vai influenciar na vida de algumas pessoas. Para nós, pode ser apenas cinco pacotes de sabonete, mas para essa pessoas que recebem a doação, pode ser uma grande ajuda, porque às vezes nem isso eles tem”, completou.
Para Marcela Fabiana Rodger, aluna do 1º ano do Ensino Médio, além da motivação das equipes em querer arrecadar cada vez mais, esse tipo de prova também promove um envolvimento da família.
Mais solidariedade
Paralelo ao cumprimento das provas da gincana, estudantes também se uniram para arrecadar aproximadamente 3600 peças de roupa, abraçando a tradicional Campanha do Agasalho promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, que este ano trouxe como slogan “Roupa Boa, a Gente Doa”, tratando da importância de se doar roupas, sapatos, agasalhos e cobertas em bom estado de conservação, conscientizando as pessoas quanto ao descarte de material inadequado.