Projeto desenvolvido com estudantes do Objetivo Júnior vai ao encontro do resultado obtido com o estudo.
Crianças que aprendem a cultivar verduras e legumes nas aulas têm mais vontade de experimentá-los. Essa foi a conclusão de um estudo feito pela Sociedade de Educação e Comportamento Nutricional, com sede nos Estados Unidos, divulgado recentemente no Journal of Nutrition Education and Behavior.
Além da entrevista com 562 pais, os pesquisadores analisaram 764 crianças da terceira à sexta série – todas integrantes de um programa escolar que inclui 45 minutos de aula por semana na horta e 90 minutos por semana na cozinha.
E foi através do simples ato de aprender a cultivar os alimentos e, em seguida, descobrir como cozinhá-los, que os alunos passaram a ter vontade de experimentar diferentes tipos de alimentos.
Experiência também vivenciada pelas crianças do Colégio Objetivo Júnior, através do projeto de Educação Alimentar, realizada na horta cultivada dentro da instituição.
Além de noções de agricultura, e a possibilidade de construir um laboratório multidisciplinar na medida em que envolvem os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, o espaço tem conscientizado os estudantes sobre a importância da alimentação saudável.
Dentro de um sistema de revezamento para que todos possam vivenciar o compromisso assumido, alunos do período da manhã ficam responsáveis pelo plantio no primeiro semestre – atividade transferida aos estudantes do período da tarde, no segundo semestre.
Segundo a diretora pedagógica, Cibele Azzem Goes, cada canteiro fica sob responsabilidade de uma turma, que após cuidar diariamente, colhem não apenas os frutos do saber de um atividade produtiva, mas aproveitam para saborear um delicioso bolo de cenoura e levar um pouco para casa do que foi colhido. “A horta tem a função de estimular hábitos alimentares saudáveis e mais atraentes para as crianças, favorecendo um espaço vivo de experimentação e que ajuda inclusive a se alimentar melhor”, completa Cibele.