Além de bate-papo com nutricionista, alunos do 8° ano do ensino fundamental colocaram a mão na massa para o preparo de prato saudáveis que foram servidos aos visitantes
Que tal se refrescar com um sorvete de kiwi e erva cidreira após saborear uma tapioca com coco, acompanhada de um suco de couve com limão e maçã? E não para por ai.
Na mesa, alimentos puramente saudáveis como: sorvete de manga, bolo integral de banana, suco de pepino, patê de maça, patê de cenoura e salada de abacaxi com rúcula e alface.
Pratos que talvez você nunca tenha ouvido falar, ou até rejeitado, mesmo sem provar, mas que fizeram parte do cardápio oferecido aos pais e demais estudantes, durante o deguste saúde – amostra de pratos saudáveis preparados pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Objetivo.
O evento, que também contou com um bate-papo com a nutricionista Carolina Carvalho de Oliveira, surgiu de um trabalho de sala de aula, desenvolvido para facilitar a aprendizagem de alguns conteúdos curriculares como nutrição e metabolismo, de acordo com a professora responsável Bruna Manfroi Fortunato. “Achei interessante os alunos pesquisarem para que o ensino apenas teórico não se tornasse cansativo, como é o caso do alfabeto de vitaminas que estão sendo estudados. Dessa forma, começou com uma ideia pequena, onde cada grupo escolhia uma fruta para apresentar aos colegas, após pesquisar seus sais minerais, vitaminas e como ingerir enquanto alimento saudável”, destaca Bruna.
Ainda segundo a professora, os experimentos despertaram nos estudantes o gosto por alimentos que eles não tinham ideia de que gostavam, possibilitando a percepção de que é possível preparar pratos saudáveis de forma simples e saborosa.
Para a mestre-cuca Gabriela Rocha Nepomuceno, além de conhecer mais sobre a fruta, a experiência possibilitou uma aprendizagem culinária. “Pude conhecer mais sobre o coco e agora também sei fazer tapioca, prato que não sabia preparar”, ressalta a estudante.
O que seria complicado por não ser uma fruta comum, acabou resultando em um delicioso picolé de kiwi, conforme relato da aluna Maria Júlia de Castro Rodrigues. “Foi um pouco complicado, porque o kiwi é uma fruta diferente, mas achamos um jeito de ficar gostoso, podendo a partir de agora ser consumido também no dia a dia”.
Segundo a aluna Alice dos Santos, o trabalho também proporcionou uma mudança de hábito dos próprios pais, que se envolveram na produção da salada de abacaxi. “Como são eles que fazem nossa alimentação, acabaram incluindo no cardápio de casa”, conclui Alice.