Projeto da Câmara Municipal de Araraquara organizado pela Escola do Legislativo aproxima estudantes da política
Assumir por alguns minutos a tribuna do plenário do Legislativo para, diante dos colegas da Casa, discutir um projeto de autoria que possa na prática oferecer melhorias para a sociedade local. No lugar dos nobres vereadores, que semanalmente assumem esse compromisso confiado por seus eleitores durante as Sessões, jovens de aproximadamente 14 anos – fato ocorrido na segunda Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara.
Durante a sessão que seguiu inclusive o Regimento Interno da Câmara, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de 32 instituições parceiras, com estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, deram uma mostra de responsabilidade e principalmente maturidade ao apresentarem projetos como a semana de conscientização de preservação do espaço público, o dia do “lixo no lixo”, o dia de incentivo à atividades físicas, programa de incentivo à leitura e semana de homenagem à memória de Araraquara.
Para a aluna Júlia Ramos Borges, que atuou na Sessão como vice-presidente da mesa, o Parlamento Jovem proporcionou um novo olhar sobre a política. “O problema não está na política e sim nos representantes, por isso temos que escolher melhor”, destacou.
Segundo Marcelo Borges, professor responsável pela participação dos alunos do Colégio Objetivo, o projeto Parlamento Jovem é importante ao dar ao professor de filosofia e sociologia a oportunidade de tratar do tema política em sala de aula. Além da oportunidade de discutir o assunto no ambiente escolar, o projeto também transforma o aluno em cidadão no sentido aristotélico, ou seja, que pensa e se preocupa com sua cidade”, completou.
Sobre o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem é um projeto institucional criado pela Câmara Municipal de Araraquara, e sob organização da Escola do Legislativo, tem como principal objetivo, oferecer aos jovens uma lição de cidadania, que contribua para o aprimoramento da democracia ao proporcionar a experiência de atuarem por um dia no papel de vereadores durante uma Sessão Ordinária.
Na primeira etapa, educadores das instituições de ensino de Araraquara passam por um curso de capacitação com dezesseis horas divididas em quatro módulos: poder legislativo, inclusão, relações étnico-raciais, além de diversidade sexual e gênero.
Após levar o conhecimento adquirido para a sala de aula, os professores auxiliam o estudantes na elaboração de projetos de lei, para que na terceira etapa os autores dos 18 projetos selecionados defendam sua proposta em Sessão Ordinária no plenário, seguindo todos os moldes e regimento interno da Câmara.